ARTE E CONCEITO - CONCEITO É ARTE?

Ano passado, para uma atividade da faculdade, tive que formular um conceito para uma obra de arte conceitual. 

Honestamente a arte conceitual ainda não me pegou. Como estudante de arte me vejo obrigada a subtrair pré-conceitos e adentrar-me com carinho no tema, ampliando o olhar, aliás soa uma lindeza falar assim não é mesmo? Mas aqui entre nós eu gosto mesmo é quando o Gullar diz que  "ninguém me convenceria de que pôr urubus numa gaiola é fazer arte" .

Não vou dizer que não me interessei por algumas coisas do Waltercio Caldas, para ficar num exemplo brasileiro. Mas ainda estou bem longe de reverenciar Joseph Kosuth, e seu "Uma três cadeiras", por exemplo. Corro o risco de comer o pão que Marcel Duchamp amassou dizendo uma coisa dessas, eu sei. Mas ainda estou engatinhando, tenho muito a aprender, dêem-me algum desconto.

E também tenho um arte conceitual para chamar de minha, ora bolas. E foi ela que apresentei para minha atividade. 

Cabelos.

(algum leitor da minha antiga Esquina deve estar dizendo: repaginou o blog e os cabelos continuam os mesmos, lá vem ela com aquela história!)

Sim, lá vem eu com aquela história. O conceito do cabelo como representação da passagem do tempo, extraída diretamente daquele meu texto que vou reproduzir aqui sem dó nem piedade dos que já leram outras vezes:

“Meus cabelos cresceram. Senti os dias deslizando pelas suas pontas. Algumas horas esconderam-se dentro do meu virgem castanho-escuro, receosas de seguir em frente. Um par de minutos embaraçou-se em alguns fios, encabulado. Mais de um segundo encontrou porto-seguro lá no alto, de onde a vista é mais bela. Mas o tempo mandou seguir em frente e todos eles, horas, minutos e segundos escorreram pelos meus fios. Vou fazer uma trança com o tempo que passou, antes de cortar da memória as horas que dançaram nos meus cabelos” (publicado  em Julho de 2011, no próprio blog).

Lembranças
Fios de cabelo sobre papel
2013
Mônica Pinheiro Lima Franco
















2 comentários:

  1. Acho que fiz um comentário em alguma postagem. Não percebi que já havia várias postagens. O que importa é que "mandou ver" vale para todas as postagens. Não repare os deslises do "véio"

    ResponderExcluir
  2. Acho que fiz um comentário em alguma postagem. Não percebi que já havia várias postagens. O que importa é que "mandou ver" vale para todas as postagens. Não repare os deslises do "véio"

    ResponderExcluir